A Prefeitura de São Sebastião fez a requisição administrativa para assumir dois prédios particulares – Tebar Praia Clube e Pousada das Sesmarias – para utilizar nas ações de combate ao coronavírus. O anúncio foi feito pelo prefeito Felipe Augusto em “live” em uma rede social, na noite deste sábado (21), antes mesmo da confirmação do primeiro caso da doença no Município.

No ginásio do Tebar Praia Clube serão montados 90 leitos para atender pacientes em tratamento do coronavírus. A pousada será utilizada para o descanso de médicos e enfermeiros, que preferem não retornar às suas casas para evitar o contágio de familiares. O prefeito agradeceu ao presidente do clube, Luiz Ernesto Santos, e o proprietário da pousada, eduardo Melchert, pelo apoio.

O prefeito disse que o objetivo é montar 58 leitos de UTI, desde que cheguem os equipamentos adquiridos pela Prefeitura. Hoje o município conta com 15 leitos.

Com relação ao fechamento do comércio, em vigor a partir deste sábado, foram flagrados abertos uma loja no centro de uma rede de magazines, um restaurante em Boiçucanga, adegas “disfarçadas” vendendo como bar e uma imobiliária na Costa Sul que estava alugando casas para temporada. “Vamos cassar os alvarás do que não estiverem respeitando a determinação”, afirmou o prefeito.

Por outro lado, o prefeito destacou o apoio dos ambulantes do Município, que em 100% suspenderam suas atividades. Por outro lado, Felipe Augusto anunciou que não serão cobradas taxas dos ambulantes neste ano.

Foi anunciada também a suspensão da gratuidade para idosos no transporte coletivo com o objetivo de evitar a sua circulação.

A secretária de Saúde, Ana Soares, afirmou que muitos na Costa Sul não estão levando a sério as recomendações. “Há comércios de portas abertas e pessoas nas praias e piscinas de condomínios”.

Felipe Augusto reforçou o pedido para que as pessoas fiquem em suas casas para evitar o próprio contágio e também de seus familiares. “Não estaríamos montando quase duas centenas de leitos caso não estivéssemos esperando o pior”.

Primeiro caso

São Sebastião teve confirmado na noite de sábado (21) o primeiro caso de coronavírus. Trata-se de um paciente da Costa Sul e o estado de saúde é considerado bom. Ele está no isolamento total e monitorado pelas equipes da saúde. Não foi divulgada a idade do paciente e se tem alguma doença crônica.
Fonte/Reprodução: Radar Litoral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *