A Vigilância em Saúde de Ubatuba concluiu na sexta-feira (6) a investigação que confirmou a presença da variante delta do vírus da Covid-19 no município. Este é o segundo caso confirmado no Litoral Norte, já que no dia anterior houve o registro da variante delta em Caraguatatuba.

A investigação do caso foi concluída nesta sexta-feira, 6. Trata-se de uma pessoa do sexo masculino, que mora na região central e está na faixa etária de 50 a 59 anos. A transmissão foi comunitária, ou seja, o paciente não saiu de Ubatuba e nem teve contato com viajantes. Ele já se recuperou e apresentou um quadro leve da doença.

O caso suspeito foi notificado em 12 de julho. O paciente passou no médico logo que iniciou os sintomas e foi imediatamente colocado em isolamento domiciliar. Na ocasião os contatos domiciliares e laborais foram acompanhados pela equipe de rastreamento e monitoramento de contatos da SMS. Neste momento, não há mais ninguém em investigação. E o monitoramento já foi concluído.

O sequenciamento genético é feito por amostragem. A variante também foi identificada em outros municípios da região. As autoridades sanitárias destacam que, se comparada as outras variantes, a delta é preocupante porque tem se espalhado muito rápido e provocado quadros mais graves da doença, principalmente em pessoas não vacinadas, sendo responsável por nova onda de infecções em países como Israel, Estados Unidos e China.

Neste período que o Estado vem flexibilizando as medidas de restrição de enfrentamento à Covid-19, a Vigilância em Saúde destaca que é muito importante aderir à vacinação e reforça também que todos continuem a usar máscara, mesmo já estando vacinadas, evitem aglomerações e higienizem as mãos com frequência.

A Prefeitura alerta que, emcaso de sintomas suspeitos de Covid-19, as pessoas devem procurar atendimento médico imediato na Santa Casa de Ubatuba ou no Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19 (CAE) Cícero Gomes, que funciona diariamente, inclusive finais de semana e feriados, das 7 às 19 horas. O endereço é rua Batista de Oliveira, 199 – Centro e a entrada é pela av. Prof. Thomaz Galhardo.

Caraguatatuba

Em Caraguatatuba, o caso foi confirmado foi de um homem, de 35 anos, morador de Caraguatatuba. Ele foi monitorado desde o início dos primeiros sintomas quando deu entrada na UPA Covid em 19 de julho. O paciente apresentou os sintomas após retornar de uma viagem a outro estado.

O homem mora sozinho e já cumpriu o período de isolamento e passa bem.

Fonte/Reprodução: Radar Litoral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *