A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, Obras e Habitação, esclarece que não há risco de novo deslizamento da encosta da SP-131, na altura do bairro Piúva, conforme informação da Preserva Engenharia, empresa responsável pela execução das obras de contenção no local, onde houve um grande deslizamento em 18 de maio. Sobre a movimentação de terra registrada na manhã de domingo (4/8), possivelmente provocada pelo excesso de chuvas do final de semana, que preocupou alguns moradores, a empresa explicou que a ocorrência não acarreta risco.

Segundo a empresa, o jateamento de concreto (concreto projetado) executado no local cumpriu seu objetivo de impedir o registro de um escorregamento maior durante a realização da obra nessa etapa. Logo após a movimentação deste domingo, a empresa realizou novas medidas de proteção do local e da pista, como a instalação de tapumes. 

A empresa também lembrou que no projeto de execução da obra existem várias etapas a serem cumpridas e que a aplicação do concreto projetado foi feito em caráter preliminar, necessário para dar condições para a etapa definitiva que vem a seguir. A Preserva iniciou a obra de recuperação da encosta da SP-131 com a remoção do material que desmoronou em maio e provocou a obstrução total da pista.

Em seguida, a empresa fez serviços de retaludamento e proteção do talude com concreto projetado, em caráter provisório e preliminar, justamente para que se tornasse possível o início dos serviços para a construção da estrutura de contenção definitiva, que será realizada nos próximos meses. Atualmente, no local encontra-se uma perfuratriz, que está realizando os trabalhos pra a execução das fundações do muro de contenção definitivo.

Fonte/Reprodução: Radar Litoral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *