Prefeitura de São Sebastião segue com obras de contenção; quatro estão em fase final de execução e outras quatro foram concluídas

Prefeitura de São Sebastião segue com obras de contenção; quatro estão em fase final de execução e outras quatro foram concluídas

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras, dá andamento a sete obras de drenagem e contenção em pontos críticos da Costa Sul de São Sebastião, que foram destruídos pelas fortes chuvas de fevereiro de 2023. Quatro delas estão em fase final de execução e devem ser entregues nas próximas semanas.

Outras quatro obras de drenagem e contenção estão concluídas, sendo três na Costa Sul e uma na região central do município, e duas, também na Costa Sul, se encontram em fase final do processo de licitação. Ao todo, são 13 obras, em um investimento de mais de R$ 214 milhões.

Concluídas

Uma das obras concluídas fica na Vila Paraiso, em Barra do Sahy, na Costa Sul. No local, foi feita a estabilização do talude por meio da construção de um muro em placas na base do talude, estabilizado com uso da técnica de solo grampeado com concreto projetado.

Também foram construídas canaletas que conduzem a água à escada hidráulica, estrutura que ajuda no escoamento em terrenos íngremes, colaborando para o controle do fluxo das águas e evitando que ocorram erosões no solo.

Na estrada do Piavu, em Cambury, na Costa Sul, também foi utilizada a técnica de solo grampeado com concreto projetado para a contenção do talude, e construída uma bacia em gabião tipo caixa, permitindo a drenagem e o direcionamento do fluxo de água para a rede de tubulação instalada no local.

Já na Vila Pernambuco, em Juquehy, na Costa Sul, foi executado trecho de canal em muros de gabião para interligação ao curso hídrico, assim como colchão reno, também conhecido por colchão de gabião, no leito do rio, para transposição do volume hídrico, impedindo o assoreamento. Para a contenção do talude, foi executado solo grampeado com concreto projetado.

Na Rua Antônio Tenório dos Santos, no Itatinga, na região central, o conjunto de soluções executadas inclui o retaludamento dos trechos de encosta para contenção dos taludes e a construção de canaleta em concreto armado, moldado in-loco, para captação do fluxo de água em períodos de grandes volumes de chuva. Também foi construída uma escada hidráulica.

Fonte: http://www.radarlitoral.com.br/home

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Rádio Morada • Litoral norte 95.5

×