A força-tarefa da Prefeitura de Caraguatatuba fiscalizou cerca de 240 estabelecimentos considerados não essenciais durante o feriado prolongado do Dia do Trabalho (1º a 3 de maio) em todas as regiões da cidade. Um bar e uma igreja foram notificados por não atenderem as orientações passadas desde o início da quarentena que visa reduzir o contágio pelo novo coronavírus (Covid-19).
Com isso, sobe para mais de 4,2 mil ações desde que passou a vigorar o decreto estadual 64.881 que define quais comércios podem funcionar com as portas abertas neste período.
A força-tarefa é composta por servidores das Secretarias de Fazenda (Fiscalização do Comércio), Urbanismo (Fiscalização de Postura), Saúde (Vigilância Sanitária) e Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Defesa Civil e Trânsito).
As principais ocorrências identificadas pela fiscalização foram em relação a quiosques e igrejas que foram orientados a fechar. No caso das igrejas, é permitida a transmissão pela internet, com poucas pessoas no local, mas se identificou que algumas realiavam culto presencial.
No caso do bar notificado, de acordo com a fiscalização, ele já havia sido orientado por diversas vezes, mas foi flagrado vendendo espetinhos no local, com mesas e várias pessoas.
Barreira sanitária
Outra ação efetivada pela Prefeitura de Caraguatatuba no combate à Covid-19 foi a barreira sanitária montada em uma das entradas da cidade onde foram abordados 152 veículos em pouco mais de duas horas.
O relatório de atendimento das equipes formadas pela Vigilância Sanitária, Fiscalização de Postura e Agentes de Trânsito mostra que do total marcado 50 eram de pessoas vindas de São Paulo e 43 de São José dos Campos.
Mas também foram identificados carros de Guarulhos, Campinas, Jacareí, Taubaté, Caçapava, Osasco, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto, entre outros, e nos carros havia, no mínimo, três pessoas entre adultos e crianças. Em alguns foram registradas a presença de idosos.
Em todos os casos vistoriados as equipes mediram a temperatura dos ocupantes, entregavam material informativo sobre a importância de ficar dentro de casa e orientação em relação à conduta.
Fonte/Reprodução: Radar Litoral.