Dezenas de pescadores de São Sebastião fizeram um manifesto, na manhã deste sábado (7/9), feriado do Dia da Independência, por melhorias e direitos da categoria. O protesto foi realizado no trecho urbano da Rodovia Manoel Hyppolito do Rego (SP-55), bem em frente ao posto da Polícia Ambiental, na entrada do Bairro de São Francisco – a maior comunidade pesqueira da cidade. Houve lentidão no trânsito.
Conforme ofício da Colônia de Pescadores Z14 de São Sebastião, as principais reivindicações são: garantia do território pesqueiro nas várias modalidades de pesca artesanal, junto ao zoneamento e plano de manejo no Litoral Paulista; política de Estado de fomento à atividade pesqueira, que não seja somente fiscalizadora e punitiva, fazendo valer a lei estadual 11.165/02 que regula a pesca; plano de regularização da frota pesqueira; articular a revogação de portarias normativas, resoluções, decretos e leis que não condizem com a realidade da pesca artesanal; e que o Estado aplique uma moratória até a regularização da atividade.

Ao final do protesto, por volta de 13h, o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, esteve no local (foto acima) e conversou com os pescadores, garantindo apoio à categoria. Em julho deste ano, pescadores de Ubatuba realizaram protesto na Rio-Santos por cerca de cinco horas, com as mesmas reivindicações.
Fonte/Reprodução: Radar Litoral.