As agências da Caixa Econômica Federal no Litoral Norte amanheceran novamente com longas filas nesta terça-feira (5/5). O Radar Litoral ouviu trabalhadores que encararam mais de 12 horas de espera, na segunda-feira (4/5), para conseguir efetuar o saque do auxílio emergencial de R$ 600, do Governo Federal.
Em São Sebastião, novamente a fila começou ainda na madrugada e pela manhã já invadia ruas próximas à agência. Assim como na segunda-feira, a fila invadiu parte da rua Mansueto Pierotti, passando pela rua Domingos Tavolaro até a esquina com a rua Nossa Senhora da Paz. “Levamos mais de 11 horas para chegar no caixa, apresentar o RG e receber uma senha que permite o saque no caixa eletrônico”, contou uma das beneficiárias entrevistadas pela reportagem.
Conforme os relatos, alguns moradores não conseguiram retirar o benefício por portarem documento de identidade com mais de 10 anos. Outro questionamento é o motivo pelo qual o procedimento não é realizado via internet, incluindo a emissão da senha que permite o saque no caixa eletrônico.
Assim como na segunda-feira, a missão de conseguir efetuar o saque do benefício se tornou prova de resistência. Outro trabalhador ouvido pela reportagem em São Sebastião agradeceu ao apoio da Igreja Católica, que distribuiu lanches para as pessoas na fila. As filas também foram registradas na agência da Caixa em Caraguatatuba.
Mais de 2,3 milhões de pessoas devem sacar o auxílio nesta semana diretamente nas agências, que passaram a funcionar das 8h às 14h. Na última sexta-feira, o presidente do banco, Pedro Guimarães, admitiu que é “impossível acabar com as filas”, mas que estava tomando medidas para reduzí-las.
Fonte/Reprodução: Radar Litoral.