A Prefeitura de Ilhabela informou que prevê o fim da obrigatoriedade do uso da máscara em ambientes externos a partir da próxima semana. A gestão alega ter mais de 80% da população vacinada com as duas doses e sem registro de casos com necessidade de internação. Com a medida, a prefeitura quer antecipar o prazo do governo estadual, que espera liberar a circulação sem máscaras em dezembro.
A medida foi anunciada pelo prefeito Toninho Colucci (PL). De acordo com o gestor, o cenário da doença na cidade é estável e a vacinação com índices avançados, o que permite a flexibilização da regra.
De acordo com Colucci, na próxima semana o comitê que discute as ações voltadas à Covid-19 se reúne com o Ministério Público para debater o assunto e viabilizar a publicação do decreto.
“Cada cidade tem sua particularidade e em Ilhabela já estamos em uma fase que permite não usar a máscara. Temos praias e na maior parte da cidade as pessoas já não usam a máscara. Mesmo assim não temos casos. Nossa expectativa é publicar o decreto já na semana que vem”, comentou.
O prefeito informou que a decisão abriga apenas espaços abertos, não incluindo eventos em espaços abertos. Vai ser mantido ainda o uso para restaurantes, transporte público, unidades de saúde e escolas, por exemplo. Outros detalhes do documento não foram adiantados pela gestão, que informou que ainda vai se reunir com o MP.
O que diz o governo estadual
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que a exigência segue vigente em todo o estado e que a decisão é pautada nos dados sobre a doença em todo o território estadual, definido pelo comitê de enfrentamento. Reforçou ainda que o não uso de máscara em locais públicos prevê multa de R$ 552,71.
Fonte/Reprodução: g1 Vale do Paraíba e Região