A Prefeitura de Ilhabela e o Instituto Baleia Jubarte realizam cerimônia de abertura da temporada de observação de baleias no próximo dia 29 de maio, às 9h, ao lado do Píer do Perequê, junto ao Espaço Baleia Jubarte. Na temporada anterior, Ilhabela registrou mais de 780 avistamentos de baleias, um marco que eleva as expectativas para 2024.
Para garantir uma experiência enriquecedora e sustentável, a Prefeitura de Ilhabela, em parceria com o Instituto Baleia Jubarte (IBJ), o Projeto Baleia à Vista e o VIVA Instituto Verde Azul, promove uma série de capacitações para empresas e prestadores de serviços locais. Entre as ações planejadas, destaca-se a Palestra sobre Observação de Baleias e Golfinhos que será realizada nesta terça-feira (21), no auditório do Paço Municipal. Além disso, no dia 28 de maio, será realizada a Oficina de Boas Práticas para Observação de Baleias Jubarte e Outros Cetáceos, ministrada pelo IBJ, também no Auditório do Paço Municipal, direcionada especificamente para empresários e prestadores de serviços turísticos.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Harry Finger, destaca a importância da capacitação contínua: "Estamos trabalhando neste tema desde 2021, porém o Turismo de Observação de Baleias e Golfinhos ainda é uma novidade para muitos. É crucial operarmos de forma sustentável, respeitando as regras de avistamento e garantindo a segurança de todos, proporcionando uma experiência excepcional aos turistas sem assustar as baleias e os golfinhos".
Para reconhecer e valorizar as empresas que seguem as regulamentações de avistamento, a Prefeitura de Ilhabela lançará o selo "Cidade Amiga das Baleias". A participação na Oficina de Boas Práticas, no dia 28 de maio, será um dos requisitos para obtenção do selo, que servirá como um diferencial competitivo, sendo divulgadas nos canais oficiais da Prefeitura.