‘Grande enigma’: planeta raro que ‘sobreviveu’ mesmo perto demais de sol intriga astrônomos

‘Grande enigma’: planeta raro que ‘sobreviveu’ mesmo perto demais de sol intriga astrônomos

Estudo publicado na revista 'The Astronomical Journal' mostrou que TIC365102760 b, um planeta fora do Sistema Solar e que é parecido com o nosso Netuno, deveria ter sido reduzido a apenas uma rocha sem atmosfera, o que não aconteceu.

Cientistas anunciaram nesta semana a descoberta de um exoplaneta raro que desafia as expectativas de astrônomos, uma descoberta que pode ter implicações para o estudo do futuro do nosso próprio Sistema Solar.

Parecido com Netuno e seis vezes maior que a Terra, o "Planeta Fênix", como foi apelidado, deveria ter sido reduzido a apenas uma rocha sem atmosfera por causa da proximidade à sua estrela gigante vermelha, um astro no fim de sua vida.

Mas isso não aconteceu e o TIC365102760 b, como é tecnicamente chamado, manteve a sua atmosfera inflada de gases e outros materiais mais leves.

"Este planeta não está evoluindo como pensávamos que seria. Ele parece ter uma atmosfera muito maior e menos densa do que esperávamos para esses sistemas," disse em um comunicado Sam Grunblatt, um astrofísico da Universidade Johns Hopkins que liderou o estudo sobre a descoberta, publicado na revista "The Astronomical Journal".

Fonte:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Rádio Morada • Litoral norte 95.5

×