O vice-governador Rodrigo Garcia anunciou nesta sexta-feira (16) a atualização do Plano São Paulo, com início da fase de transição para todo Estado até o dia 2 de maio. Nas últimas semanas, os indicadores da saúde apresentaram uma redução progressiva, com queda nas internações e diminuição da ocupação hospitalar, o que permitiu o avanço para retomada gradativa e consciente das atividades não essenciais. No Litoral Norte, os prefeitos, já tomaram medidas que flexibilizaram as atividades comerciais além do permitido nessa fase.
As medidas mais rígidas de restrição da fase vermelha, o avanço na vacinação e a expansão de leitos hospitalares resultaram em decréscimo de 1,4% ao dia em novas internações e de 0,8% ao dia em UTIs para pacientes moderados e graves com coronavírus.
“A fase de transição é necessária para que possamos dar passos seguros adiante sem o risco de retroceder. O apoio da população nesse novo momento da pandemia continua sendo fundamental. Não é hora de baixarmos a guarda”, afirmou o vice-governador e secretário de Governo Rodrigo Garcia.
A nova fase inicia no domingo (18) e está dividida em dois períodos. Na primeira semana, de 18 a 23 de abril, a flexibilização acontece para o setor do comércio, incluindo lojas de shopping, com funcionamento permitido das 11h às 19h. Nesse período, também será permitida a realização de cerimônias e cultos religiosos com restrições, desde que seguidos rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social.
No período de 24 a 30 de abril, além dos estabelecimentos comerciais, poderão voltar a funcionar as atividades ligadas ao setor de serviços como restaurantes e similares (lanchonetes, casas de sucos, bares com função de restaurante), salões de beleza e barbearias, atividades culturais, parques, clubes e academias. O horário de funcionamento será das 11h às 19h, com exceção das academias, que poderão abrir das 7h às 11h e das 15h às 19h.
A fim de evitar aglomerações, a capacidade de ocupação permitida nos estabelecimentos na fase de transição será de 25%. O toque de recolher continua em vigência em todo o Estado, das 20h às 5h, assim como a orientação para o teletrabalho para as atividades administrativas não essenciais e escalonamento de horário na entrada e saída das atividades do comércio, serviços e indústrias. A próxima atualização do Plano SP acontecerá a partir do dia 1 de maio.
Litoral Norte
Em São Sebastião, a Prefeitura autorizou restaurantes a funcionar com 50% de sua capacidade e ambulantes podem trabalhar sem a colocação de mesas e cadeiras. É permitido o atendimento individualizado em salões de beleza e barbearias.
A Prefeitura de Ilhabela permitiu o funcionamento de restaurantes, bares e áreas comuns de hotéis, pousadas e hostels com 35% da capacidade, assim como academias. Ambulantes também podem trabalhar sem a instalação de mesas e cadeiras e salões de beleza e barbearias podem fazer atendimento individualizado.
Já em Caraguatatuba, a Prefeitura permitiu o atendimento individual em barbearias e salões de beleza. Marinas podem realizar apenas serviços internos.
Em todas as cidades, a venda de bebidas alcoólicas pode ser feita até às 20 horas.
Ubatuba seguiu na íntegra as determinações do Plano SP.

Fonte/Reprodução: Radar Litoral.