A Fatec São Sebastião, em parceria com o Barlavento Coworking e Instituto Supereco, está produzindo máscaras de proteção individual para profissionais de saúde. As máscaras são do tipo Face Shield e confeccionadas em material plástico seguindo normas nacionais e internacionais.
A produção está sendo feita no laboratório da Fatec/Etec e contou com a doação de uma Cortadora a Laser e materiais doados por empresários, como Júlio Cardoso do Projeto Baleia à Vista e de Diretores do Yacht Club de Ilhabela.
A meta inicial é produzir 2.000 máscaras que serão entregues gratuitamente para hospitais e ao SAMU da região do Litoral Norte. Na linha de produção estão alunos voluntários da Fatec São Sebastião sob supervisão de professores da unidade.
O projeto conta com a realização da Fatec São Sebastião, Barlavento Coworking de Instituto Supereco. Apoio da Etec São Sebastião e patrocínio do Projeto Baleia à vista, Yatch Clube de Ilhabela, Pimentas Restaurante e Associação de Hostels de Ilhabela (AHI).
Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu nesta semana uma doação de 80 máscaras produzidas pela Fatec). Até o final de semana, mais 120 máscaras serão entregues.
Segundo o secretário de Saúde, Amauri Toledo, estas novas proteções faciais ajudaram ao combate do Covid-19 na cidade. As “face shield” serão entregues aos profissionais de saúde do município que estão convivendo diariamente com supostos casos do vírus e também os confirmados.
“Nós iremos encaminhar essa doação para que os enfermeiros, trabalhadores do SAMU, técnicos e médicos usem nos hospitais, pois elas previnem mais os usuários. Ela serve como um complemento das máscaras cirúrgicas e protegem completamente os rostos”, explica o secretário.