Uma equipe do Instituto Argonauta avistou uma Baleia Jubarte, na tarde desta terça-feira (13), próxima a Ponta da Cela em Ilhabela.
Segundo os técnicos do Instituto Argonauta, acreditam ser uma espécie juvenil, com tamanho estimado em cerca de oito a nove metros de comprimento. De acordo com a equipe técnica do Instituto, a jubarte foi avistada por uma equipe do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) dentro do canal, próximo ao mangue do Araçá – ao lado do porto de carga seca em São Sebastião.
O animal seguiu em direção ao sul da ilha, onde foram feitas as imagens, por volta das 13h. Em seguida a jubarte foi em direção à praia do Bonete e a equipe retornou para a base.
Sobre o Instituto Argonauta
O Instituto Argonatua foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades. O Instituto Argonauta também é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).