Em entrevista ao Jornal da Morada (Rádio Morada 95,5), na manhã desta terça-feira (16/6), o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, informou que a prefeitura irá abrir dois processos licitatórios distintos para o transporte público urbano e transporte escolar, ambos operados pela Ecobus. “A grande notícia que tivemos do Tribunal de Contas, que decidiu há cerca de 15 dias, pelo cancelamento do contrato, feito irregular. Portanto a concessão literalmente acabou. Medidas administrativas e jurídicas estão sendo tomadas”, enfatizou.
O contrato vigente foi assinado em 2011, na gestão do ex-prefeito Ernane Primazzi. Segundo Felipe Augusto, “a Ecobus entra em fase final de prestação de serviço”. Ele destacou que as licitações devem ser abertas em aproximadamente 40 dias.
“Vamos reabrir as licitações para concessão do transporte. Dividimos a questão do transporte, o escolar não ficará em uma única empresa. Esse contrato foi feito na administração anterior, então agora estamos separando transporte escolar e transporte urbano. Ambas as licitações estão sendo preparadas. Toda nossa procuradoria envolvida nesta discussão, com muito critério, informando o Ministério Público, informando o Tribunal de Contas do Estado principalmente, porque a decisão foi dele. Vamos preparar os processos de transição”, informou Felipe Augusto. “Acredito no prazo entre 30 e 40 dias para a licitação da concessão, que não é simples. A prefeitura teve de contratar uma assessoria especializada”, complementou.
Sobre a paralisação realizada por motoristas na última segunda-feira, o prefeito disse que “mais uma vez a Ecobus não consegue pagar os funcionários” e que a crise agrava a situação da empresa. Conforme declarou o prefeito na entrevista à rádio, haverá uma contratação emergencial enquanto ocorrer a licitação, que pode demorar até seis meses. “Como o Tribunal decidiu pela irregularidade da concessão, nossos procuradores estão buscando uma alternativa. Temos mais uma videoconferência hoje com o Tribunal de Contas e vamos tomar todas as providências necessárias cabíveis e com muito cuidado. Afinal de contas, num momento pré-eleitoral a oposição aproveita pra pegar qualquer coisinha e transformar numa tempestade num copo d’água. Temos foco no cidadão. A população merece um transporte qualidade, ágil, com ônibus novos e limpos”, finalizou.
Fonte/Reprodução: Radar Litoral.