Em decisão conjunta, os prefeitos das cidades do Litoral Norte decidiram passar para a fase laranja do Plano SP, o que permite a abertura de serviços não essenciais, inclusive bares e restaurantes, até às 20 horas. O entendimento é que os números da região são diferentes do Vale do Paraíba, do qual o Litoral Norte faz parte. A decisão, segundo os prefeitos, se baseou em dados técnicos. O Governo do Estado deve anunciar diminuição de restrições nesta quarta-feira.

Aguilar Júnior, prefeito de Caraguatatuba, fez o anúncio durante live na noite de terça-feira (02). Os prefeitos Toninho Colucci, de Ilhabela, e Felipe Augusto, de São Sebastião, anunciaram a passagem das respectivas cidades para a fase laranja em live na manhã desta quarta-feira (3).

Caraguatatuba

O prefeito de Caraguatatuba anunciou a criação de mais 10 leitos de UTI na Casa de Saúde Stella Maris e a passagem do Município para a fase laranja do Plano SP a partir desta quarta-feira (03). A medida foi definida durante a visita dos prefeitos ao Hospital Regional e será adotada nas demais cidades da região.

De acordo com Aguilar Júnior, a decisão de flexibilizar a atividade econômica se deve a uma decisão técnica do Comitê de Contingenciamento da Covid-19, aliada à criação de mais 10 leitos de UTI. “Nossa preocupação sempre foi salvar vidas sem deixar de lado a questão econômica, do emprego”.

Podem funcionar as atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércios, shopping center, restaurantes, quiosques, salões de beleza e estética, autoescolas, instituições de ensino, academias, estúdios de personal training, atividades náuticas, atividades esportivas, eventos, convenções e atividades culturais, além de parques temáticos.

Os estabelecimentos liberados para o funcionamento deverão garantir a obrigatoriedade do uso de máscaras, capacidade máxima de até 40%, orientação de distância mínima de 1,5 metro entre as pessoas, higienização das mãos. O funcionamento será de oito horas diárias com limite até 20h.

Após as 20h os estabelecimentos poderão funcionar exclusivamente com o serviço de entrega d elivery, de modo que não haja qualquer tipo de atendimento no balcão e que as portas estejam totalmente fechadas.

Ainda pelo decreto, fica proibida a venda de bebida alcoólica após às 20h por qualquer estabelecimento comercial.

Os prefeitos Toninho Colucci, de Ilhabela, e Felipe Augusto, de São Sebastião, anunciaram a passagem das respectivas cidades para a fase laranja em live na manhã desta quarta-feira (3).

Ilhabela

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, afirmou que “a fase vermelha já ficou pra trás, estamos avançando para a fase laranja sobre a nossa responsabilidade de controlar os nossos comércios, que já podem voltar a abrir hoje e seguindo todos os protocolos”, declarou o Prefeito Toninho Colucci.

Colucci disse ainda que “não era mais possível manter o regramento da fase vermelha, muitas pessoas ficando desempregadas, muitos pais de família perdendo o seu sustento”.

Restaurantes, lanchonetes, quiosques e bares terão a opção de escolher o horário de funcionamento:

– Bares e similares – entre 7h e 19h (limitado a 8h de funcionamento consecutivo);
– Lanchonetes e quiosques – entre 9h e 21h (limitado a 8h de funcionamento consecutivo);
– Restaurantes e pizzarias – entre 11h e 23h (limitado a 8h de funcionamento consecutivo).

Os estabelecimentos comerciais que optarem pelo horário escalonado de encerramento das respectivas atividades, deverão solicitar autorização pelo endereço eletrônico:  
fiscalizafaselaranja@ilhabela.sp.gov.br, com a cópia do alvará da empresa, bem como deverá ser informado o horário de funcionamento. 

São Sebastião

Felipe Augusto, prefeito de São Sebastião, afirmou que é contra a fase vermelha, pois os números da cidade são positivos. “Temos ocupação da UTI na ordem de 50%. Os números nos dão condições de flexibilizar as atividades comerciais. Houve um crescimento de 166% de casos, mas não provocou aumento na taxa de internados”.

Segundo ele, a luta dos quatro prefeitos unidos é para que o Hospital Regional tem todos os seus 216 leitos disponibilizados. “Se isso, ocorrer iremos para as fases menos restritivas. Fechar o comércio nesse momento não é a solução.

O prefeito disse que está autorizado o funcionamento de bares, restaurantes, adegas, marinas e retorno dos ambulantes, mantendo-se os protocolos de segurança. O comércio em geral também pode funcionar, com controle de acesso aos estabelecimentos, sem aglomerações que possam provocar o aumento de contaminados. 

Fonte/Reprodução: Radar Litoral.