Um bebê recém-nascido que havia engasgado com leite materno foi salvo por um policial militar, na noite de quarta-feira (28/4), no bairro Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião. Ele utilizou a chamada manobra de Heimlich, que fez a criança desengasgar e voltar a respirar.

O soldado PM Felipe estava na viatura da Força Tática da PM em frente ao 2° DP de São Sebastião, onde os demais policiais militares apresentavam uma ocorrência de tráfico. Neste momento, por volta das 22h45, um casal  chegou desesperado, informando que seu filho recém-nascido havia se engasgado com leite materno. 

De pronto, o policial realizou a manobra de Heimlich, desengasgando a criança e a conduziu a  juntamente com os pais ao Hospital da Costa Sul para o atendimento médico. A criança passa bem.

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar. Nesta manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e que faz com que o objeto seja expulso dos pulmões.

A manobra foi inventada pelo médico americano Henry Heimlich, em 1974, e pode ser praticada por qualquer pessoa, bastando que se siga corretamente as orientações.

Fonte/Reprodução: Radar Litoral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *